Tuesday, June 05, 2007

Cavaliers - Ano de estreia


Brad Daugherty foi fundamental em 1991/1992 (Foto: NBA.COM)

Os Cleveland Cavaliers estão pela primeira vez numa final da NBA. Depois do segundo lugar na conferência Este garantido no último jogo depois de uma luta acesa com os Chicago Bulls, Cleveland ficou com a parte teoricamente mais simples do quadro do playoff. Na primeira ronda, os Washington Wizards foram presas fáceis para a equipa de Mike Brown. Gilbert Arenas e Caron Butler não puderam dar o contributo e Antawn Jamison ficou sozinho numa tarefa que mesmo a 100% seria muito complicada. Desta forma, os Cavs não tiveram dificuldade em aplicar um sweep.

Na segunda ronda, os New Jersey Nets. Depois de chegar a uma vantagem de 3-1 com relativa facilidade, estava tudo encaminhado para Cleveland vencer o quinto jogo em casa e fazer o 4-1 que daria acesso à final de conferência. Contudo, Jason Kidd estava com outras ideias e levou a sua equipa à vitória em terreno alheio.
No entanto, no jogo 6 em New Jersey, Cleveland corrigiu o erro caseiro e garantiu a sua terceira presença em finais de conferência. O adversário: Detroit Pistons. Depois de ter estado perto da vitória em Detroit, os Cavaliers acabaram por perder os dois jogos fora. Contudo, em casa, a equipa de LeBron James conseguiu vencer os dois jogos, cumprindo as expectativas.

No jogo 5 assistiu-se a uma das melhores exibições de sempre da NBA. LeBron James abriu o livro no último período de um jogo que teve dois prolongamentos. O extremo dos Cavs apontou 29 dos últimos 30 pontos da equipa e contribuiu de forma decisiva para a vitória em Auburn Hills.
Dois dias depois, em casa, os Cavaliers tinham uma oportunidade histórica de alcançar a final da NBA pela primeira vez. LeBron James esteve longe da exibição do jogo 5 (20 pontos, 14 ressaltos e 8 assistências), mas o rookie Daniel Gibson fez a diferença ao apontar 31 pontos (5-5 em lançamentos triplos).

Feito único

A presença na final da NBA é um feito único para a equipa de Mike Brown. Desde que LeBron James chegou como primeira escolha do draft em 2003 a equipa evoluiu e os resultados estão à vista. Desde 1970-1971, primeira época na NBA, os Cavaliers já chegaram aos playoffs por 15 vezes, mas em dez delas foram afastados na primeira fase, duas nas meias-finais de conferência e duas nas finais.
A primeira final de conferência chegou logo no sexto ano de existência em 75-76. Depois de uma temporada regular com um registo de 49-33 e derrotou Washington por 4-3. Na final, os Boston Celtics foram os carrascos ao derrotar uma das melhores equipas de sempre de Cleveland por 4-2.

A última presença nas finais de conferência foi em 91-92. Na primeira fase, afastaram New Jersey por 3-2 e nas meias-finais vingaram-se dos Celtics ao vencer por 4-3, sendo que o derradeiro jogo, a negra, ficou marcado como o último jogo da carreira de Larry Bird.
Na final de conferência, contudo, a equipa foi afastada pelos fabulosos Chicago Bulls, onde despontava já Michael Jordan.
Aconteça o que acontecer, Cleveland já alcançou um feito único. Sem serem favoritos, Cleveland e LeBron James ambicionam surpreender os Spurs e entrar definitivamente para a história da NBA.

2 Comments:

At 8:35 PM, Blogger ricardo said...

se ainda estivesse la o carlos boozer talvez...

 
At 5:25 PM, Blogger EV said...

Por acaso, na foto está o Mark Price e não o Brad Daugherty... :)

 

Post a Comment

<< Home

eXTReMe Tracker