Tuesday, February 27, 2007

Shaq chega aos 25000, Celtics vencem



Shaquille O'Neal, poste dos Miami Heat, atingiu a marca mítica dos 25 mil pontos, tornando-se no 14.º jogador da história da NBA a consegui-lo. Com 25 015 pontos, Shaq é o jogador em actividade com mais pontos feitos, divididos pelos Orlando Magic, LA Lakers e Miami Heat. Com uma média de 26.1 pontos por jogo, O'Neal poderá vir a ultrapassar, ainda esta época, a marca de Jerry West. West, ligado aos Memphis Grizzlies, fez 25 192 pontos.
Mais longe na lista está o trio Kareem Abdul-Jabbar (36 387), Karl Malone (36 928) e Michael Jordan (32 292).

Ainda no dia de ontem destaque para a vitória dos Boston Celtics em Houston. Num jogo que teve uma primeira parte atípica (os Rockets venciam por 35-29 ao intervalo), a equipa de Doc Rivers conseguiu levar a melhor e venceu por 77-72. Paul Pierce com 28 pontos e Al Jefferson com 16 pontos e 17 ressaltos foram os elementos em destaque nos Celtics. Do lado dos Rockets, destaque para a ausência de Tracy McGrady.
Foi a 14.ª vitória dos Celtics na presente temporada num total de 56 jogos. Com 25% de jogos ganhos, a equipa de Boston apresenta o pior registo da temporada, embora os Grizzlies não estejam muito melhor - 25,9%.

Uma última menção para nova vitória dos Mavericks. Com um registo de 47-9, os Mavericks estão, no máximo, a seis vitórias de alcançar os playoffs.

Saturday, February 24, 2007

Steve Nash MVP ?



O canadiano Steve Nash já foi o MVP da Liga nos últimos dois anos consecutivos, pelo que a questão que se coloca é - será também este ano?
Contra o seu caso está o facto de apenas três jogadores terem sido MVP três vezes consecutivas - Larry Bird (83-85), Wilt Chamberlain (65-67) e Bill Russell (60-62). Michael Jordan e Kareem Abdul-Jabbar, que venceram por cinco e seis vezes respectivamente, nunca o foram por três vezes seguidas.
A favor de Nash? Tudo o resto. O base de Phoenix está a fazer provavelmente a sua melhor temporada. 18.8 pontos por jogo, 11.9 assistências e 3.3 ressaltos espelham bem a preponderância que Nash tem tido naquele que é o ataque mais concretizador da liga este ano. Se será capaz de levar a equipa do Arizona finalmente ao título é díficil saber, mas que é a figura principal do plantel com o estilo de jogo mais atractivo é certo. A recente lesão do jogador pode até ter ajudado na sua candidatura ao troféu de Most Valuable Player - sem Nash, os Suns perderam três jogos consecutivos e desde os seu regresso venceram os três seguintes. Aliás, desde que se mudou para Phoenix, a equipa tem um registo de 4-12 nas partidas que o canadiano não participou. Aos 33 anos Steve Nash tem alguma concorrência na corrida, mas não creio que ninguém esteja actualmente a jogar ao seu nível - nem Nowitzki, nem Kobe nem Arenas, apesar da boa temporada que têm vindo a efectuar.

Falando em bases, referência especial para Jason Kidd que conseguiu ontem o 84º triplo duplo da sua carreira na vitória frente a Sacramento. Kidd, que voltava de uma lesão, mostrou a sua vontade de triunfar nos Nets após os sucessivos rumores da sua transferência com 22 pontos, 13 ressaltos e 10 assistências.

Friday, February 23, 2007

Heat sem Wade



Dwyane Wade lesionou-se gravamente na partida de quarta-feira frente aos Houston Rockets. Num lance que defendia a entrada de Shane Battier para o cesto, Wade acabou por deslocar o ombro e sair do pavilhão de cadeira de rodas.
O jogador foi rapidamente transportado para o especialista médico dos Heat e, ao que tudo, indica, poderá ficar seis a oito semanas sem competir.

Desde que se sagraram campeões na época passada, a vida dos Heat não tem corrido da melhor maneira. Jason Williams tem intercalado as lesões com os minutos jogador, Shaq esteve vários meses de fora e mesmo Dwyane Wade já esteve alguns jogos de fora com pequenas lesões.
Com a mais recente lesão, os Heat, que ocupam o oitavo lugar de Este, poderão ter em risco a sua participação nos playoffs. O panorama de resultados sem o MVP da final da época passada não é animador e, nos 28 jogos que restam jogar, será complicado para a equipa da Florida ultrapassar esta situação.
Nos últimos dez jogos, Miami até tem um registo positivo (7-3), mas estão agora num ciclo de duas derrotas consecutivas.

A lutar pelo oitavo lugar da conferência estão os Nets (25-30) e os Knicks (24-31).
A concorrência será dura mas, mesmo que consigam garantir os playoffs, será extremamente difícil passar o primeiro emparelhamento.

Nesta época, Wade estava com uma média de 28.8 pontos, 7.9 assistências, 4.8 ressaltos, 2.1 roubos de bola e 1.3 desarmes de lançamento.

Thursday, February 22, 2007

Regresso à competição



Depois de um fim-de-semana em Las Vegas, a maior parte das equipas já regressou à competição para a recta final da fase regular.
Um dos grandes destaques é o regresso de Michael Redd, extremo dos Milwaukee Bucks. Quando Redd se lesionou, os Bucks tinham as aspirações intactas para os playoffs, mas a sua ausência lançou a equipa para um registo extremamente negativo.
Esta semana, já com Redd, os Bucks ainda não conseguiram ganhar, mas Redd já regressou às boas prestações. Ontem, frente a Indiana, os Bucks perderam apenas no terceiro prolongamento e Redd fez 38 pontos.

Emeka Okafor foi outra das figuras da noite ao alcançar mais um duplo-duplo. Se os 11 pontos e 19 ressaltos podem não ser considerados do outro mundo, a marca alcança outra notoriedade quando percebido que dos 19 ressaltos, 11 foram ofensivos.
Outra marca espectacular foi alcançada por Mike Miller dos Grizzlies. Apesar da derrota com Golden State, o base de Memphis fez 45 pontos na partida.

Monday, February 19, 2007

A três dias do limite de transferências na NBA, os rumores são muitos mas as certezas quase nenhumas. A data do All Star Game não é coincidência - o fim de semana é usado para que os General Managers das várias equipas se encontrem e discutam eventuais trocas.
Várias estrelas são mencionadas frequentemente nos últimos dias como deixando o seu porto, entre elas - Jason Kidd e Vince Carter (Nets), Pau Gasol (Memphis) Rashard Lewis (Seattle) ou Nate Robinson (New York). Gasol é o que tem recebido maior atenção, sobretudo pelos insistentes rumores de uma eventual ida para Chicago. A questão é complexa - Gasol é um jogador de topo exactamente na posição que os Bulls mais necessitam para se tornarem verdadeiros e definitivos (e por isto refiro-me a top 5) candidatos ao título. Com um reforço destes no front-court a equipa de Scott Skiles seria uma ameaça já nesta temporada, podendo contar, talvez, com o melhor plantel de Este. O problema é o que Memphis quer pelo seu (único?) talento. Embora não seja oficial, as conversações estão dificeis porque aparentemente Chicago teria que se desfazer de, possivelmente, dois jogadores do seu núcleo duro - Ben Gordon, Deng, Nocioni ou Heinrich, alem de PJ Brown, pelo valor do seu contrato. Pois Chicago já fez saber que não lhe agrada a possilidade de perder nenhum, muito menos dois, dos seus jovens jogadores. É sempre possível que uma solução de compromisso (eventualmente com a inclusão de um dos rookies - Tyrus Thomas ou Sefolosha ) seja alcançada em cima da hora do limite, como acontece diversas vezes. Chicago pode agora procurar outro "big man" que apoie o plantel (Nazr Mohammed?) para ajudar no front-court ou, eventualmente, esperar pelo fim da temporada e correr atrás daquele que é o seu sonho assumido há já duas temporadas - Kevin Garnett.

O espanhol Gasol tem esta temporada 20.2 pontos por jogo, 9.20 ressaltos e 3.1 assistências de média.

All Star Domingo

O dia mais esperado chegou e o jogo não desiludiu. Oeste foi mais forte que Este e venceu sem dificuldades por 153-132.
Oeste esteve sempre na vantagem no marcador, mas em termos de espectáculo foi um desfecho equilibrado.
Kobe Bryant, que foi dividindo os aplausos e os apupos durante o fim-de-semana, foi considerado o MVP ao fazer 31 pontos, 6 pontos, 6 roubos de bola e 5 ressaltos. Também em destaque esteve o jogador dos Suns Amare Stoudemire com 29 pontos, 2 desarmes, 1 roubo e 9 ressaltos e três assistências.

Do lado de Este, Shaquille O'Neal foi um dos grandes animadores da partida. O bom ambiente vinha já dos treinos onde o poste de Miami tinha desafiado LeBron e Dwight Howard para um espectáculo de dança em pleno treino. Durante o jogo de ontem deu para tudo. Além dos números apresentados 10 pontos, 6 ressaltos e 1 desarme, Shaq ainda brindou o adversário Tracy McGrady com um beijo depois de um afundanço e teve tempo para fazer de base num lance em que o turco Mehmet Okur, primeiro turco no Allstar, entrou na brincadeira ao fazer oposição.
Em jogo jogado, o conflito entre Arenas e LeBron James não se fez notar de forma evidente. O jogador dos Cavaliers foi o que levou o jogo mais a sério e que conseguiu melhor desempenho: 28 pontos, 6 assistências e 6 ressaltos.

Uma competição que chegou a dar algum espectáculo foi o confronto entre LeBron e Kobe Bryant. Apesar do seu inegável valor, Bryant parece não gozar de grande simpatia por parte dos adversários. As rivalidades que tem gerado nos próprios Lakers e os escândalos públicos fazem de Bryant um jogador amado por uns, odiado por outros.

Sunday, February 18, 2007

All Star Saturday

O fim de semana All Star prosseguiu no sábado com os diversos mini-jogos que compõem o evento. Ainda de tarde, o All Star Game da Development League (uma espécie de liga secundária para rodar jogadores) terminou com vitória de Este. Mas a festa estava ainda no ínicio. A primeira actividade da noite foi o Shooting Stars, um concurso de lançamentos de curta, média e longa distância em que cada equipa apresentava três jogadores - uma jogadora feminina, um atleta do plantel actual e uma velha glória. No meio de alguma confusão técnica de cronómetros que paravam quando não deviam, as equipas de Chicago - com Ben Gordon, Candice Dupree e o veterano (talvez de regresso) Scottie Pippen e Detroit (composta por Billups, Bill Laimbeer e Swin Cash) chegaram à final, ficando eliminadas na primeira fase a equipa de Los Angeles e os detentores do título, San Antonio (apesar do efusivo apoio de Eva Longoria, uma das muitas caras conhecidas presentes no pavilhão). Chicago acabou por fazer um melhor tempo, mas um lançamento fora de vez de Ben Gordon acabou por disqualificar a equipa, ficando o troféu, num misto de palmas e assobios, para Detroit.

O evento seguinte, o Skills Challenge testava a destreza técnica e a velocidade de execução dos jogadores. Com a lesão de Steve Nash, Chris Paul foi o escolhido para se juntar a Kobe Bryant, LeBron James e o campeão em título, Dwyane Wade. Como todos os eventos do All Star Saturday, a prova eliminava metade dos concorrentes na primeira parte e elegia o vencedor numa segunda. Wade e Bryant passaram a eliminatória sem demasiadas dificuldades, apesar de um bom tempo de LeBron. Na hora da decisão o base de Miami mostrou os seus fundamentos técnicos com uma prova a todos os níveis perfeita, não tendo falhado qualquer passe e acabando em apenas 26.4 segundos. Kobe Bryant falhou o primeiro passe e perdeu a concentração, demorando quase um minuto inteiro a realizar a prova.

A prova de lançamentos de 3 pontos, a Three-Point Shootout, prometia ser equilibrada. Disputando o título estavam seis jogadores - Mike Miller, Gilbert Arenas, Jason Kapono, Jason Terry, Dirk Nowitzki (vencedor em 2006) e Damon Jones. A prova consistia em somar o maior número de pontos, fazendo cada jogador lançamentos de 5 posições do campo. Cinco bolas por posição, valendo um ponto cada uma delas e a última bola de cada lugar a valer 2 pontos, para um máximo de 30 pontos para todos os lançamentos concretizados. Estrela dos Wizards Gilbert Arenas, o campeão em título Nowitzki e o líder da liga em percentagem de lançamentos de três pontos, Jason Kapono dos Miami Heat a passarem à segunda fase, nessa ordem de pontuação (23, 20 e 19). Mas na ronda final tudo se inverteu. Kapono, primeiro a realizar a prova fez 24 pontos numa exibição impecável e colocando a pressão nos restantes concorrentes. Apesar de estarem ambos habituados a ter que resolver no último segundo, já a meio das respectivas provas se percebeu que não iam lá chegar. Kapono juntou-se assim a Wade e levou mais uma prova do All Star Saturday para Miami.

Finalmente a prova mais aguardada, o Slam Dunk, o concurso de afundanços. Perante um júri imponente composto por cinco lendas do jogo,todos vencedores do concurso, Kobe Bryant, Vince Carter, Dr J - Julius Erving, Dominique Wilkins e ainda o grande Michael Jordan julgaram as actuações dos quatro concorrentes - Dwight Howard, de Orlando, Gerald Green, de Boston, Tyrus Thomas, de Chicago e Nate Robinson, de New York, o detentor do título. Eliminados na primeira fase, Thomas e Howard não deixaram de impressionar o pavilhão e os espectadores. O poste de Orlando, sobretudo, fez um criativo afundanço em que executou com a mão direita enquanto a mão esquerda colocava um autocolante no cimo da tabela. Mas os favoritos eram, à partida, Green e o mini Robinson, que mede apenas 1.72m (!). O jogador dos Celtica acabou por ser o vencedor, com toda a justiça. O seu afundanço final teve, de resto, os 50 pontos máximos - de espantar sobretudo pela avareza de Jordan. Robinson estava com muita dificuldade em concluir o seu lançamento final e acabou por esgotar o tempo disponível.

Se os Americanos são conhecidos por proporcionarem espetáculos de alto entretenimento, Las Vegas é o expoente máximo da festa e divertimento. O All Star Satuday acabou por ser muito mais que basket, num evento de boa disposição e competição que não desiludiu. Segue-se, hoje, o prato forte e o fecho das festividades, o All Star Game - a não perder.

All Star Weekend - Sexta-feira

O Allstar weekend começou ontem em Las Vegas com o jogo que opôs os Rookies frente aos Sophomores. Como se esperava, os Sophomores não deram quaisquer hipóteses aos Rookies. Com um ambiente a todos os níveis fantástico, com grande parte do pavilhão ocupado por crianças entre 8 e 12 anos e inclusive com um animador jovem que parecia transportar o jogo para filmes de Macauley Culkin ou Elijah Wood no princípio da carreira, o jogo desenrolou-se a um ritmo elevado e de forma atípica. Resultado final? 155-114 para os mais velhos.

David Lee, dos Knicks, foi considerado o MVP da partida. O extremo/poste de New York fez 30 pontos, 11 ressaltos e 4 assistências. Ainda nos Sophomores, destaque para Monta Ellis e Chris Paul que, durante os minutos finais da primeira parte (o jogo foi disputado em duas partes de vinte minutos) demonstraram um excelente entendimento.
O base dos Golden State Warriors fez 28 pontos, enquanto Chris Paul esteve pertíssimo de alcançar um triplo duplo em pontos, assistências e roubos de bola. O base dos New Orleans/Oklahoma Hornets foi, para mim, a grande figura da partida, num jogo em que, tendo em conta as proporções, o seu rendimento foi muito semelhante ao que costuma fazer.
Alguns pontos, muitas assistências e rapidez defensiva que lhe garantem muitos roubos de bola. Paul fez 16 pontos, 17 assistências e 9 roubos de bola.

Do lado dos Rookies, Rudy Gay (Grizzlies) e Paul Millsap (Jazz) estiveram em plano de destaque com 22 pontos cada um. A primeira escolha do draft, o italiano Bargnani, teve uma exibição medíocre. Em 23 minutos, obteve 12 pontos, 1 ressalto e 1 roubo de bola.

eXTReMe Tracker